"Efeito Sanfona" Veja o que fazer

13/08/2011 12:09

Efeito sanfona

Categorias: Eu Amo meu Corpo, corpo 

A Victória escreveu contando que perdeu 3 kg antes do natal com o nosso megaplano de exercícios publicado no final do ano!
Só que, com a volta às aulas e à rotina, ela já recuperou tudo de novo. E agora?

Vi, muita calma. Antes de mais nada, é preciso entender a lógica do emagrecimento: se seu corpo consome mais energia do que ele recebe, você emagrece. Tem dois jeitos de fazer isso: ou você diminui a comida (e fornece menos calorias ao organismo) ou aumenta a atividade física (e turbina o gasto calórico do seu dia).  Mas, se depois de emagrecer, você voltar à sua antiga vida, comendo do jeito que comia ou retornando ao sedentarismo, não tem jeito: aos poucos, seu peso vai retornar ao que era.

O esquema é aprender como esse esquema funciona e manter a rotina.

É por isso que os nutricionistas odeiam a palavra dieta. Podem reparar: eles falam sempre é em reeducação alimentar. Ou seja, um tempo em que a gente aprende como se alimentar bem, de forma equilibrada e saudável. E leva isso pro resto da vida.

Então, anote as dicas eternas pra quem quer manter o peso:

* Comer a cada três horas. Nem mais, nem menos. Assim, você mantém seu metabolismo funcionando o tempo todo e controla a fome. Mais que isso significa beliscar o dia todo.

* Fazer (só) um prato e sentar para comer. Aí você tem a noção exata do que está comendo e não cai na armadilha do belisco, momento em que a gente, geralmente, como muito e mal, sem nem perceber.

* Se jogar nos ingredientes coloridos: quanto mais, melhor. Isso garante um belo aporte de vitaminas e sacia a fome com coisas saudáveis.

* Manter a rotina de ginástica por pelo menos três vezes na semana.

* Se não der pra fazer academia, prometa que nunca mais vai faltar à aula de educação física, caminhar sempre que der pra chegar em até 15 minutos a pé ao destino, aposentar o elevador.

Pronto: aí sua saúde e boa forma não vão te largar nunca mais! ;)

Vai encarar, Vi? Depois em conta!

beijo!

*Mandem suas dúvidas, histórias, encanações para marinaloiolabessa@gmail.com!

Comente!

TAGS: auto-estima  malhar  peso  barriga    bumbum 

 

Treino de Verão (parte 4) – Barriga

Categorias: corpo, ginástica 

A quarta parte do nosso plano trabalha a parte mais problemática de 9 em cada 10 meninas: a barriga. Essa série um exercício mais convencional com outros dois isométricos (que usam a força do seu corpo para segurar o movimento por alguns segundos). Se você seguir o plano à risca, o resultado será matador.

Mas atenção: os exercícios fortalecem a musculatura. Se ela está coberta por gordura, você precisa controlar a alimentação e acrescentar exercícios aeróbicos, como caminhada e bicicleta, ao treino (a nossa próxima aula vai te ajudar justamente nesse ponto!).

Para funcionar:

O exercício deve estar difícil o suficiente para você chegar ao último segundo de cada série no limite de sua resistência. Dá pra aumentar a carga usando caneleiras nos braços ou sobre o peito.

Faça os exercícios lentamente, concentrando a força no abdômen. Imagine seu umbigo indo em direção à coluna.

1. FLEXÃO DO TRONCO COM UMA PERNA ESTENDIDA

Deitada, um pé apoiado no chão e a outra perna estendida (A). Flexione o tronco em direção ao teto (e não às pernas) (B). Volte sem encostar os ombros no chão e repita o movimento. Quando terminar as 15 repetições, repita tudo mudando de lado.

Faça 3 séries de 15 repetições para cada lado


2. PRANCHA VENTRAL

De bruços, cotovelos e joelhos apoiados no chão (A). Tire os joelhos do chão e mantenha o corpo reto, deixando apenas uma leve curvatura na coluna e contraindo o abdômen (B). Segure a posição por 30 segundos e descanse.

Repita 5 vezes

3. PRANCHA LATERAL

De lado, cotovelo, quadril e pernas apoiados no chão (A). Desencoste o quadril do chão e mantenha um dos braços ao longo do corpo (B). Segure a posição por 30 segundos e descanse. Depois, repita do outro lado.

Repita 5 vezes para cada lado

SUGESTÃO DE TREINO

Segunda e quinta: pernas e bumbum
Terça e sexta:
braços e abdômen
Quarta:
aeróbico

Próxima aula: dia 14/12 (aeróbico)!

Comente!


07
12/2010

Treino de verão (parte 3) – Braços

Categorias: corpo, ginástica -

A gente morre de preguiça de treinar braços, peitos e costas. Mas, acredite, malhar esses músculos faz toda a diferença na harmonia do corpo. É ele que garante boa postura, ombros equilibrados com o quadril, braços delineados.

Mãos à obra!

Para funcionar:

* Você já sabe: as séries devem estar difíceis o suficiente para você chegar ao fim de cada uma no limite de sua resistência. Quando estiver fácil, aumente a carga.

* Mantenha a postura, contraia o abdômen e concentre toda a força no músculo que está sendo trabalhado.

* Faça esse treino pelo menos 2 vezes na semana, em dias alternados.

1. PEITO (crucifixo)

Deitada, um pé apoiado no chão, braços abertos e palma das mãos para cima (A). Eleve os braços até juntar as mãos (B). Depois, volte a afastá-las, mas sem tocar o chão, e repita o movimento.

Faça 3 séries de 15 repetições

2. COSTAS (remada unilateral)

Joelho direito apoiado no chão, braço direito estendido, coluna reta (A). Flexione o cotovelo até 90 graus (B). Volte sem encostar a mão no chão e repita o movimento. Depois, repita a série todo com o outro braço.

Faça 3 séries de 15 repetições.

3. BÍCEPS (rosca direta)

Pés separados na linha dos quadris (A). Traga os pesos até os ombros, mantendo os cotovelos junto ao corpo (B) e volte.


Faça 3 séries de 15 repetições

4. TRÍCEPS (coice)

Uma das mãos apoiada no solo, tronco levemente inclinado. Com a outra mão, segure o halter. Cotovelo flexionado na altura do tronco (A). Estenda o braço (B) e retorne lentamente à posição inicial. Repita 15 vezes e alterne o braço.

Faça 3 séries de 15 repetições

SUGESTÃO DE TREINO

Segunda e quinta: pernas e bumbum
Terça e sexta:
braços e abdômen
Quarta:
aeróbico

Próximas aulas
Dia 10/12: abdômen
Dia 14/12: aeróbico

 

 Se gostou , ceixe sua opinião no livro de visita